Perguntas e respostas sobre o Repositório Institucional do CEFET-MG (RI-CEFETMG)
Última modificação: Terça-feira, 1 de abril de 2025
1. O que é um repositório institucional?
Um repositório institucional (RI) é uma plataforma digital de acesso aberto que coleta, organiza e dissemina a produção intelectual de uma instituição. Ele amplia a visibilidade dos documentos produzidos no âmbito da instituição, facilitando o acesso ao conhecimento, o que favorece a democratização da informação científica, a promoção da ciência aberta e a preservação da memória institucional.
2. O que é o Repositório Institucional do CEFET-MG (RI-CEFETMG) ?
O RI-CEFETMG foi criado pela Resolução CD/CEFETMG Nº 20 de 17 de julho de 2024 e é uma plataforma que possibilita o armazenamento, organização, preservação e acesso às publicações técnico-científicas, acadêmicas, culturais e administrativas. O RI-CEFETMG assegura que a rica produção intelectual gerada pelas atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da instituição esteja acessível de forma gratuita e aberta a toda a sociedade.
3. Quais os objetivos do RI-CEFETMG?
- Reunir, armazenar, organizar e disponibilizar, de forma gratuita, a produção técnico-científica, acadêmica, cultural e administrativa do CEFET-MG;
- Possibilitar o acesso da sociedade ao conhecimento construído a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no CEFET-MG;
- Contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia por meio da disponibilização e intercâmbio de informações;
- Ampliar a visibilidade e o reconhecimento da produção técnico-científica institucional;
- Preservar a memória científica, tecnológica e cultural do CEFET-MG;
- Contribuir para as ações de transparência e governança a partir da organização e disponibilização de atos normativos do CEFET-MG.
4. Quem faz a gestão do RI-CEFETMG?
A gestão do RI-CEFETMG ficará sob responsabilidade do Comitê Gestor, da Coordenação do Sistema de Bibliotecas Universitárias, do Sistema de Bibliotecas e da Diretoria de Tecnologia da Informação.
5. Qual a importância do RI-CEFETMG?
Repositórios institucionais são relevantes para a disseminação, acesso público e gratuito e ampliação da visibilidade da produção técnico científica de uma instituição. Além disso, contribuem para aumento do impacto da produção científica dos pesquisadores, visto que é indexado por mecanismos de busca e diretórios nacionais e internacionais, ampliando as chances de citação dos trabalhos. Os repositórios auxiliam também na preservação da memória institucional.
O RI-CEFETMG é fundamental para ampliar o acesso e a recuperação de documentos técnico-científicos e administrativos. Ao reunir a produção acadêmica, científica, educativa e documentos institucionais em uma plataforma digital, o RI-CEFET-MG garante maior visibilidade, preservação e facilidade de acesso à informação.
Ademais, o RI contribui para que a instituição cumpra os critérios de avaliação do MEC, especialmente no que se refere à disponibilização dos Trabalhos de Conclusão de Curso. No contexto da Pós-Graduação, o repositório também desempenha um papel estratégico no atendimento aos requisitos de avaliação da CAPES, contribuindo para a disseminação do conhecimento produzido no CEFET-MG.
6. Como o RI-CEFETMG está organizado?
O RI-CEFETMG está estruturado em quatro comunidades principais: Produção Acadêmica, Produção Cultural e Educativa, Publicação Administrativa e Publicação Científica.
- Produção Acadêmica – reúne os documentos acadêmicos produzidos no âmbito da graduação e da pós-graduação, incluindo teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de graduação e especialização.
- Produção Cultural e Educativa – tem como objetivo reunir e disponibilizar diversas expressões culturais e educativas desenvolvidas por membros e setores da comunidade acadêmica.
- Publicação Administrativa – concentra os atos normativos da instituição, facilitando o acesso e a recuperação de informações essenciais para o funcionamento do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
- Publicação Científica – disponibiliza as produções científicas dos membros da comunidade acadêmica, como livros, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos e trabalhos apresentados em eventos científicos.
7 . Quais tipos de documentos que poderão ser depositados no RI-CEFETMG?
- livros e capítulos de livros digitais;
- artigos técnico-científicos publicados em periódicos e em eventos científicos;
- materiais submetidos a eventos técnico-científicos;
- arquivos multimídia provenientes de produção técnico-científica da Instituição, tais como softwares, imagens e vídeos;
- trabalhos de conclusão de curso do ensino técnico do nível médio e da graduação (TCC), monografias, dissertações e teses;
- relatórios de estágio;
- produtos educacionais gerados a partir de trabalhos do ensino técnico de nível médio, da graduação e da pós-graduação;
- manuais, Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) e atos normativos, produzidos na esfera administrativa.
8. Quais os critérios um recurso informacional deve atender para ser depositado no RI?
O objeto informacional depositado no RI-CEFETMG deve atender aos seguintes critérios:
- ser produzido por membros da comunidade acadêmico-científica da instituição.
- corresponder a trabalho relativo à conclusão de curso do ensino técnico de nível médio, da graduação e da pós-graduação, que já tenha sido submetido à avaliação final e aprovado por pares e/ou banca examinadora;
- ser produto educacional gerado a partir de trabalho de conclusão de curso do ensino técnico de nível médio, da graduação e da pós-graduação, que já tenha sido submetido à avaliação final e aprovado por pares e/ou banca examinadora;
- ser objeto digital institucional publicado a partir de projetos de pesquisa, de ensino e de extensão;
- ser ato normativo afeito ao CEFET-MG, produzido por órgão colegiado ou por autoridade administrativa singular competentes.
9. Como acontecerá o depósito de documentos?
Devido à abrangência do projeto e à diversidade de documentos envolvidos, o depósito de documentos no RI foi organizado em fases.
- Fase 1: depósito de dissertações e teses da pós-graduação stricto sensu.
- Fase 2: inclusão dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) da graduação.
- Fase 3: inclusão de documentos administrativos e publicações da comunidade Publicação Científica.
- Fase 4: inclusão dos demais documentos previstos no repositório.
É importante destacar que o processo de inclusão de documentos no RI será contínuo. Inicialmente, a responsabilidade pelo depósito caberá aos bibliotecários do SBU e à Diretoria de Governança e Desenvolvimento Institucional no caso dos atos normativos. Em uma etapa posterior, a inclusão ocorrerá por meio do autoarquivamento, permitindo que os próprios autores ou pesquisadores depositem seus documentos no repositório, com posterior análise e validação pela equipe das bibliotecas.
10. Quero depositar um documento no repositório, como proceder?
Cada tipologia de documento do RI segue diretrizes específicas, portanto, acesse o documento Instruções aos Autores para saber como proceder.
11. Por que é importante disponibilizar as publicações no RI-CEFETMG?
Ao disponibilizar as publicações no RI-CEFETMG, o autor amplia o acesso e a visibilidade da sua produção acadêmica, aumentando seu impacto na comunidade científica. Além disso, essa iniciativa fortalece a ciência aberta e promove a disseminação do conhecimento, beneficiando pesquisadores, estudantes e a sociedade como um todo. Vale lembrar que, como o CEFET-MG é uma instituição pública financiada por recursos da população, compartilhar os resultados das pesquisas desenvolvidas é uma forma de retribuir por esse investimento e contribuir para o avanço do conhecimento.
12. Como o CEFET-MG irá entrar no radar dos mecanismos de busca, meta buscadores e diretórios de repositórios, tais como Google Acadêmico, BDTD, Open DOAR, Oasis do IBICT.
O RI-CEFETMG amplia o acesso e a visibilidade das produções técnico-científicas do CEFET-MG, assegurando que os documentos sejam armazenados, organizados e descritos conforme diretrizes internacionais. Todo o acervo (com exceção daqueles que possuem algum tipo de embargo) é disponibilizado de forma aberta, gratuita e acessível online, promovendo a democratização do conhecimento.
Além disso, o repositório é indexado por diversos metabuscadores nacionais e internacionais, como Google Acadêmico, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT, Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto e OpenDOAR, entre outros. Essa ampla visibilidade maximiza o impacto da produção acadêmica da instituição, facilitando sua disseminação e uso pela comunidade científica e pela sociedade.
13. Por que em alguns casos é possível acessar o arquivo PDF com o texto completo e em outros não?
Isso ocorre porque alguns documentos são embargados, ou seja, possuem restrições de acesso impostas pelos autores. Nestes casos, o arquivo só estará disponível após o término do prazo de restrição. Isso é comum em documentos passíveis de gerar algum tipo de propriedade intelectual.
14. Como funcionam as questões de direitos autorais?
O RI-CEFETMG respeita as leis de direitos autorais, portanto, todos os documentos somente são disponibilizados mediante a autorização dos autores.
15. Quem pode se cadastrar no RI-CEFETMG?
Toda comunidade interna que possui Identificação Única (IU) poderá se cadastrar no RI-CEFETMG. Porém, para acessar os documentos não há necessidade de nenhum tipo de cadastro. Apenas acessar o site do RI: https://repositorio.cefetmg.br/
16. Quem pode ter acesso aos documentos disponibilizados no RI-CEFETMG?
Toda pessoa com acesso à Internet pode consultar e realizar o download dos documentos disponibilizados no Repositório.
17. A disponibilização do conteúdo no repositório equivale a fazer uma publicação científica?
Não. O Repositório não é uma plataforma para publicação. Ele apenas disponibiliza a produção intelectual do CEFET-MG.
18. Encontrei um erro no Repositório Institucional. O que devo fazer?
Envie um e-mail com detalhes sobre o erro para repositorio@cefetmg.br
19. O que é Ciência Aberta?
Ciência Aberta é um movimento que promove a transparência, acessibilidade e colaboração na produção e disseminação do conhecimento científico. Seus princípios incluem o acesso aberto a publicações, o compartilhamento de dados de pesquisa, a reprodutibilidade dos experimentos e a participação cidadã na ciência. O objetivo é tornar o conhecimento científico mais acessível, acelerando descobertas e ampliando seu impacto na sociedade.
20. O que é Acesso Aberto?
O Acesso Aberto é um movimento global que defende o acesso gratuito, imediato e irrestrito a publicações científicas, sem barreiras financeiras, técnicas ou institucionais.