Biblioteca Universitária
CEFET-MG

PERIÓDICOS CAPES

Acesso conteúdo do Portal de Periódicos Capes

Para acessar o portal em computadores próprios ou fora da Instituição, os usuários devem seguir as instruções:

1) acessar o portal pelo endereço www.periodicos.capes.gov.br;
2) clicar na opção “Acesso CAFe” (topo da página);
3) escolher “CEFET-MG” na área “Acesso remoto via CAFe”;
4) informar os dados da conta institucional (CPF e senha), conforme cadastrado na Identificação Única.

Ao selecionar essa instituição, o usuário será remetido a uma página do CEFET-MG, onde deverá fazer o login da seguinte forma:

USUÁRIO: CPF (somente números)

SENHA: (da identificação única)

No primeiro acesso, é necessário preencher o cadastro do “MEU ESPAÇO” com informações pessoais, criar a senha para o Portal de Periódicos e confirmar. Esse procedimento será realizado somente no primeiro acesso, pois através dele os dados do aluno referentes ao CEFET-MG e ao CAPES serão automaticamente integrados.

O perfil cadastrado no menu Meu Espaço, permite guardar conteúdo, inscrever-se em treinamentos agendados e obter os certificados de participação nestes eventos.

Possíveis erros:

Para o cadastro da Identificação Única – IU caso o usuário não consiga concluir o cadastro, podem ter ocorrido os seguintes erros:

  • Os dados pessoais do usuário podem estar com alguma divergência com os dados cadastrados no Sistema Acadêmico (no caso de alunos) ou na SIGEPE/ SIGAC – Sistema de Gestão de Acesso no caso de servidores técnico- administrativos, docentes e professores substitutos). Nessas situações deve-se orientar o usuário a preencher as informações de acordo com a forma que as mesmas estão cadastradas nos respectivos setores. Depois dessa fase oriente o usuário a procurar ou o Registro Escolar (alunos) ou a Superintendência de Gestão de Pessoas (servidores) para as devidas correções no cadastro.
  • No cadastro: “MEU ESPAÇO”, se o usuário  já possuir login e senha e não lembrar o cadastro, ele deverá clicar em “Esqueci minha senha” que será enviado para o e-mail cadastrado. Porém se o email cadastrado não estiver mais ativo, o usuário deverá entrar em contato com o “Help Desk”, conforme informado no site do Portal de Periódicos.
  • Definição do login:O nome escolhido para o login  pode já ser usado por outro usuário cadastrado no site, lembramos que a área do “MEU ESPAÇO” é utilizada por todas as instituições conveniadas com o Portal. Nesse caso o usuário deve fazer tentativas até criar um nome que ainda esteja disponível.