MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Biblioteca Universitária
CEFET-MG

Funcionamento do Sistema de Bibliotecas no primeiro semestre de 2021

Sexta-feira, 21 de maio de 2021
Última modificação: Sexta-feira, 21 de maio de 2021

As bibliotecas do CEFET-MG, devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus no estado de Minas Gerais, permanecem fechadas neste primeiro semestre de 2021, com todos os serviços presencias suspensos e ainda sem previsão de retorno.

O atendimento à comunidade acadêmica continuará sendo oferecido por meio dos canais de atendimento remoto: e-mail e redes sociais das bibliotecas.

O Sistema de Bibliotecas do CEFET-MG é composto por dez Bibliotecas nas quais ocorrem atividades com o contato direto entre servidores com diversos usuários e aglomeração em espaços fechados: a circulação (empréstimo e devolução) de materiais bibliográficos e a disponibilização de espaço para estudos, o que contraria as recomendações das autoridades sanitárias.

Para atenuar o impacto do fechamento das bibliotecas nas atividades de ensino e pesquisa, a instituição adquiriu, em novembro do ano passado, a contratação da assinatura da Biblioteca Virtual Pearson.

Assim, solicita-se ao corpo docente e alunos que acessem a plataforma, por meio do endereço eletrônico: https://plataforma.bvirtual.com.br/Account/Login

O login é realizado por meio do CPF e, no caso do primeiro acesso, de uma senha disponibilizada na área do usuário do Sistema SophiA.

Os alunos novatos ainda não foram cadastrados na plataforma, a previsão é que a migração destes dados seja realizada até o fim da próxima semana.

No site da Biblioteca Universitária (bu.cefetmg.br) foram disponibilizadas alternativas de Bibliotecas Virtuais gratuitas:

Além disso o CEFET-MG tem acesso completo ao Portal de Periódicos Eletrônicos CAPES (https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?).

O acesso fora das dependências da instituição é realizado conforme as orientações disponíveis também no site da BU: https://www.bu.cefetmg.br/tutoriais/periodicos-capes/

Contamos com a compreensão de todos.