MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Biblioteca Universitária
CEFET-MG

BASES DE DADOS DE ACESSO GRATUITO

Última modificação: Quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Projeto criado para abrigar e integrar a Brasiliana reunida ao longo de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e doada, por ele, sua esposa Guita e seus filhos, à USP. São cerca de 32.000 títulos, ou 60.000 volumes: obras de literatura brasileira (e portuguesa), relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas), periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia (estampas e álbuns ilustrados) e livros de artistas (gravuras). A busca pode ser feita por tipo do documento, ano de publicação, autor, título da obra e assunto.

https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/1

 

Biblioteca Digital Camões

A Biblioteca Digital Camões pretende ser um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registros ou subscrição.
A Biblioteca Digital Camões tem autores e edições no domínio público, mas também em edições atuais, protegidas por direitos conexos (fixação de textos, notas críticas, prefácios e posfácios…etc.), obras protegidas por direitos e de autores vivos. Consequentemente, cada edição publicada terá um nível de acesso que é resultado da expressão de uma vontade conjunta do Instituto Camões, I.P., e do editor e/ou instituição proprietária da edição.

http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html

 

Biblioteca Digital de Literaturas de Língua Portuguesa

Biblioteca Digital que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral. Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis.

https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/?locale=pt_BR

 

Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero-americano

A Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero-americano (BDPI) é um projeto lançado pela Associação de Bibliotecas Nacionais da Ibero-América (ABINIA) que tem como objetivo a criação de um portal que permita a consulta unificada para acesso aos recursos digitais de todas as Bibliotecas participantes. O portal integra descrições bibliográficas dos objetos digitais que cada biblioteca participante detém em suas coleções. As consultas são realizadas sobre esses dados armazenados, mas os objetos digitais são sempre exibidos no ambiente da biblioteca que os submeteu. O conteúdo dos registros bibliográficos assim como a gestão dos objetos digitais são de inteira responsabilidade de cada uma das bibliotecas participantes do projeto.

http://www.iberoamericadigital.net/

 

Biblioteca Digital Hispânica

Coleção contendo um grande acervo digital sobre a cultura escrita, gráfica e audiovisual espanhola e ibero-americana.

http://www.bne.es/es/Catalogos/BibliotecaDigitalHispanica/Inicio/index.html

 

Biblioteca Digital Luso-Brasileira

Biblioteca digital que possui os acervos digitalizados das Bibliotecas Nacionais do Brasil e de Portugal.

http://bdlb.bn.gov.br/

 

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

https://www.wdl.org/pt/

 

Biblioteca Nacional Digital

Biblioteca digital composta por coleções da Biblioteca Nacional brasileira, documentos em língua portuguesa e sobre o Brasil.

http://bndigital.bn.br/

 

CORE – COnnecting REpositories

A missão do CORE é agregar todos os resultados de pesquisa de acesso aberto de repositórios e periódicos em todo o mundo e disponibilizá-los para o público. Desta forma, o CORE facilita o acesso irrestrito e gratuito à pesquisa para todos.https://core.ac.uk/ O CORE colhe trabalhos de pesquisa de provedores de dados de todo o mundo, incluindo repositórios institucionais e de assuntos, acesso aberto e editores de periódicos híbridos. O CORE atualmente contém 135.539.113 artigos de acesso aberto, de milhares e dezenas de milhares de periódicos, coletados de 4.065 provedores de dados em todo o mundo.

https://core.ac.uk/

 

David Rumsey Map Collection

Coleção com mais de 150.000 mapas e imagens, dos quais 100.000 já foram digitalizados e podem ser consultados on-line, variando do século XVI ao XXI e cobrindo o mundo inteiro. Eles também estão disponíveis de acordo com diferentes classificações: bolso, infantil, livros antigos e educacionais. As imagens digitalizadas são de alta resolução e exaustivamente catalogadas, permitindo pesquisas altamente refinadas. Os usuários podem realizar desde buscas simples a buscas avançadas.

https://www.davidrumsey.com/home

 

DOAB – Diretório de Livros de Acesso Aberto

Diretório de acesso aberto com mais de 1200 livros eletrônicos para a download.

https://www.doabooks.org/doab?uiLanguage=en

 

DOAJ– Diretório de Revistas de Acesso Aberto

Diretório de acesso aberto com artigos e periódicos de 134 países.

https://doaj.org/

 

Domínio Público

Biblioteca digital que disponibiliza conteúdos que se encontram em domínio público.

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

 

Ecoteca Digital – Instituto Terra Brasilis

A Ecoteca Digital, do Instituto Terra Brasilis, é uma biblioteca virtual, aberta, de livre acesso, especializada na temática ambiental, que seleciona e reúne em um único local publicações digitais de diversas editoras, autores e instituições que disponibilizam gratuitamente suas obras.

O acervo possui publicações de conteúdos diversos, dentro da temática ambiental mundial, como educação, gestão, mapas, manejo e conservação ambiental, legislação, turismo, recursos hídricos, mudanças climáticas, jogos interativos, entre vários outros. As publicações são liberadas para consultas e download, de forma gratuita e   sem necessidade de cadastro.

http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/

 

El Libro Total

É uma biblioteca digital com mais de 50.000 livros digitais de literatura clássica, com imagens, música, dicionários em vários idiomas e uma plataforma de fácil exploração. Ela possui aplicativos para Android e IOS.

www.ellibrototal.com

 

Enciclopédia Itaú Cultural

Obra de referência virtual que reúne informações sobre artes visuais, arte e tecnologia, literatura, teatro, cinema, dança e música (estas três últimas em elaboração) produzidos no Brasil.

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/

 

Europeana

Biblioteca virtual com conteúdos digitalizados de diferentes países da União Européia, entre eles: França, Reino Unido, Espanha e Alemanha.

https://www.europeana.eu/pt

 

Getty Publications Virtual Library

Mais de 300 e-books em acesso aberto no campo das artes plásticas das coleções da Getty.

http://www.getty.edu/publications/virtuallibrary/

 

Livre

Portal vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e que reúne periódicos multidisciplinares de acesso livre na web.

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

 

Livro Aberto em CT&I

Portal de acesso livre com publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Entre os temas estão: tecnologias da informação e comunicação, fármacos e complexo industrial da saúde, petróleo e gás, complexo industrial da defesa, aeroespacial, nuclear, biotecnologia, nanotecnologia, energia renovável, biodiversidade, mudanças climáticas, oceanos e zonas costeiras etc.

https://livroaberto.ibict.br/

 

Machado de Assis – Vida e Obra

O projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.

http://machado.mec.gov.br/

 

Oasisbr

Mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.

http://oasisbr.ibict.br/vufind/

 

Portal de Livros Abertos da USP

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP de autoria ou organização de servidores docentes e/ou servidores não-docentes da Universidade de São Paulo. Os temas dos livros são variados, eles estão divididos em categorias como engenharia, ciências biológicas, teatro, educação, turismo, etnologia e documentação jurídica. Há ainda as séries, exemplos de títulos que são a Coleção Botânica, Coleção Mitos da Pós-Modernidade, Coleção Museu Aberto e Estudos da Ásia​.

http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP

 

Porto Livre – Portal de Livros EM Acesso Aberto da FIOCRUZ

A Porto Livre é uma plataforma que reúne livros editados em open access por diferentes instituições. Universidades, centros de pesquisa, editoras, movimentos sociais e ONGs, por exemplo. Seu objetivo é reunir títulos de interesse científico e social, agrupando-os num acervo que funcione como porto seguro, mas também livre, para os leitores.

https://portolivre.fiocruz.br/

 

Project Gutenberg

Plataforma digital que oferece mais de 60 mil livros eletrônicos gratuitos. O projeto funciona de forma colaborativa, reunindo voluntários de 150 países. Os livros em língua inglesa estão em maioria, mas existem várias centenas em português, de vários temas, épocas e autores.

https://www.gutenberg.org/catalog/

 

Projecto Adamastor

Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, disponibilizadas de forma gratuita, sem restrições. Pode-se filtrar os registros do catálogo por coleção, gênero e/ou autor. Clique aqui para acessar

http://projectoadamastor.org/catalogo/

 

SBC OpenLib

A SBC OpenLib (SOL) é um portal de conteúdo digital mantido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), cujo objetivo principal é viabilizar o acesso à informação especializada em Ciência da Computação. Seu acervo é composto por anais de eventos, revistas de visibilidade nacional e internacional, livros e capítulos que concentram a produção científica resultante de pesquisas e discussões da área.

https://sol.sbc.org.br/

 

SciELO Livros

Acesso gratuito à livros eletrônicos. A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam.

http://books.scielo.org/

 

SciELO.org – Scientific Electronic Library Online

Biblioteca eletrônica que disponibiliza artigos com texto completo.

http://www.scielo.org/php/index.php